domingo, 11 de agosto de 2013

Referências Retrogamers em Super Meat Boy: parte 1

Veja como são as coisas... Um domingo à noite acesso o Steam e vejo que Super Meat Boy está por R$ 4,99. É um jogo de 2010 e pelas configurações creio que vá funcionar no meu aparato limitado. Para minha surpresa é um jogo incrível: gráficos simples e bonitos, jogabilidade perfeita e chio de referências Retrô. Como eu fiquei com preguiça de escrever um texto sobre minhas desventuras em Super Meat Boy, traduzi um texto do Games Radar. O link original de encontra no fim do texto.

Super Meat Boy é um dos melhores jogos do ano de 2010, uma festa incrível da velha guarda de jogos de plataforma que merece um 9. Se você pretende terminá-lo, você vai precisar relembrar todas as habilidades que você aprendeu ao longo dos anos jogando Mario, Mega Man​​, Ghost 'n' Goblins , Castlevania, e todos os seus irmãos da velha guarda. SMB realmente tem o que fez os jogos de plataforma de outrora grandiosos: controles incrivelmente precisos misturados com design engenhoso e níveis cada vez mais difíceis.














E apesar de Meat Boy fazer várias reverências ao passado por ser um grande clássico, a cereja no topo do delicioso, vermelho aveludado, bolo SMB é tudo o que diz respeito ao que o jogo pega dos títulos do passado mais diretamente. Quer se trate de uma cutscene habilmente animada, layout das fases, ou o HUD na tela, SMB reconhece seu legado. Mas talvez você estava muito preocupado em jogar o título muito desafiante para perceber tudo. Bem, não se preocupe, nós estávamos tomando notas para você.


AVISO: Este artigo contém alguns grandes spoilers, incluindo o fim do jogo. Você está avisado.

Introdução animada das fases

Algumas das referências mais fáceis de detectar no jogo aparecem no início de cada mundo. Quando você escolhe um conjunto de fases a partir dos sete mundos totais, você é apresentado a uma animação. Todas são muito engraçadas por si só, mas cada uma está demonstrando uma introdução de um jogo clássico. Agora a maioria dos fanboys de 8 bits, provavelmente, sacou uma ou duas, mas agora você vai entender todas elas.

World 1



Nós não somos fãs de meninas apanhando, mas Dr. Fetus acerta Bandage Girl no rosto com Meat Boy observando é tão chocante e inesperado que nos causa o riso. Como a tela subiu para revelar o título e pediu que insira uma ficha, rapidamente cheguei à conclusão de que ele estava se referindo à introdução da versão arcade original de Street Fighter II. Aquela velha introdução é tão estranho agora, uma vez que  não apresenta nenhum dos personagens do famoso SF, ao invés de apenas um par de caras indescritíveis em combate.



World 2



Como Meat Boy vai para o seu próximo conjunto de fases, o Hospital, ele vai ter a coleção mais assustadora de fases no jogo. É  justo que quando Meat Boy chegue ao portão, depois de seguir o Dr. Fetus com a Bandage Girl, que a abertura nos lembrasse o início do primeiro Castlevania.



World 3



A mais longa introdução, do World 3, demorou um pouco para se descobrir a qual jogo faz referência: um dos títulos mais antigos da HAL, os criadores de Kirby. O jogo, Adventures of Lolo, foi um jogo NES com uma trama simples de sequestro namorada semelhante ao SMB. Tudo o que era necessário era substituir círculos com quadrados de carne e você tem uma intro-paródia.


World 4




Este era muito fácil, como qualquer um que viu a introdução de NES do Ninja Gaiden nunca poderia esquecê-la. Este jogo era denso em termos de história em comparação com outros jogos de ação da época e incrivelmente cinematográfica na época. E, assim como no original, o nosso herói cai para o vilão, embora SMB acrescenta chutá-lo montanha abaixo.



World 5



World 5, tomada quadro a quadro, provavelmente tem a conexão mais fraca para o que está parodiando: o deslocamento para cima do prédio lembra o Mega Man 2 de início, embora não muito, em nossa opinião, pelo menos em comparação com as outras intros. Ainda assim, nós amamos qualquer desculpa para tocar uma das melhores musicas da história dos jogos!



World 6



As fases finais são algumas das mais difíceis do jogo (pelo menos até que você desbloqueie as suas análogas  no Dark World), e começam fazendo referência a um dos jogos mais legais de todos. É também a referência mais recente, pois em vez de voltar ao NES ou arcades clássicos, esta refere-se à abertura de Pokemon red/blue/green em toda sua glória preto e branco. Embora a mais famosa batalha da tela inicial do Pokemon é Gengar vs Nidorino, pensamos que SMB tenta canalizar a menos lembrada abertura Gengar vs Jigglypuff. Isto é principalmente porque o Dr. Fetus imita dança de Jigglypuff de uma forma um pouco menos bonita, embora Dr. Fetus atire a desavisada Bandage Girl de cabeça. Que idiota!



World 7



Se você fosse um cara mau o suficiente para completar o Light World com Meat Boy, você abre World 7, Cotton Alley. Desta vez os gêneros se invertem e cabe à Bandage Girl salvar Meat Boy, e até mesmo  a trilha sonora e a paleta de cores tem um toque mais feminino, as fases certamente não vão pegar leve com você. A introdução reflete tanto a troca de gênero e a dificuldade obsceno imitando Ghost 'n' Goblins , o que é notoriamente uma das franquias mais difíceis de todos os tempos, principalmente por ser imprevisível complicada. Mas tudo que a Bandage Girl precisa para estar preparada é uma flor em sua cabeça, e não uma armadura completa como Arthur. Quem é o fodão agora?



World 0



Colete 20 dos curativos espalhados por cada mundo e você vai desbloquear o mundo exclusivo XBLA 0, Teh Internets, mas você deve estar online para que ele funcione. O conjunto continuamente atualizado de fases é introduzido pela primeira vez por um clipe de humor estranho de Dr. Fetus dando prazer a si mesmo. Isso é seguido pela última retro-introdução e mais simples do jogo, que é uma homenagem ao Bubble Bobble. Esperamos que Meat Boy e Bandage Girl sejam lembrados pelos historiadores de jogos futuros, assim como Bub e Bob são agora.



Fonte: http://www.gamesradar.com/super-meat-boys-retro-reference-guide/

Nenhum comentário:

Postar um comentário