Mais de um ano após o lançamento do filme resolvi escrever sobre as impressões de um retrogamer sobre o filme. Ou melhor do que isso: demonstrar todas as referências presentes no filme, que de modo geral é um ótimo filme! Para quem não assistiu, eu afirmo: SPOILER ALERT!
Grupo de Apoio ao Vilão
Essa reunião é uma das principais razões a levar os gamers aos cinemas, pois ela foi usada em teasers e trailers, a reunião é uma espécie de alcoólatras anônimos dos vilões, mas o bacana é quem aparece ali, não são vilões fictícios da animação, mas sim grandes conhecidos nossos, como: Clyde, o fantasminha laranja de Pac-Man (o único que não tem o nome terminando em “Inky”); Bowser do Mario; Dr. Robotnick/Eggman do Sonic; Zangief e M. Bison de Street Fighter; Kano de Mortal Kombat, que ainda faz um fatality e talvez o Noob Saibot ou Smoke; Neff o rinoceronte de Altered Beast; Mishaela do jogo Shining Force; um zumbi que deve ser referência aos Resident Evil clássicos; um demônio que pode ser uma referência a Diablo e um Beholder que deve ser do Dungeons & Dragons (Eye of the Beholder, Shadow Over Mystara ou Baldur's Gate - que são os jogos que lembro).
Q*Bert!
Q*Bert era um jogo de arcade que foi portado para diversas plataformas até o SNES em que o objetivo do jogo era mudar as cores de cada cubo em uma pirâmide, fugindo de inimigos. No filme, os personagens aparecem como “sem-tetos” pois o videogame deles não existe mais e foi desplugado. Ainda aparece uma referência ao idioma de Q*bert.
Estação Central de Games e o Bar do Tapper
Bom, o próprio bar do Tapper já é uma referência ao próprio game que inclusive é demonstrado quando o Tapper vai servir Ralph.
Ali no próprio jogo, aparece o Sora do Kingdom Hearts, versão 8-Bits. A imagem que consegui é de tão baixa qualidade que não vou postar aqui. Também aparecem Ryu e Ken indo ao bar e quando aparece a “!” gigante, o som que toca é o do Metal Gear Solid.
Já a Game Central Station é lotada de referências, podemos ver Chun-Li, Cammy e Blanka do Street Fighter. Pac-man e os fantasminhas Blinky, Pinky e Inky. O jogo Pong. Frogger. Rosalina e Peach. O Paperboy do jogo Paperboy e a sua bicicletinha. E o Sonic aparece para dar um aviso de que se os personagens morrerem fora de seus jogos eles estão mortos para sempre.
![]() |
Link, Paperboy, estátua de Luke de Super Empires Strike Back |
![]() |
Chun-li, Cammy, Snake, Dig Dug e um Chocobo voador? |
![]() |
Frogger e Dig Dug |
Pichações
Se você reparar bem no filme, vai ver diversas pichações nas paredes que fazem referência direta a jogos de videogame, a mais impactante é “Aerith Lives” (Aeris vive), fazendo uma referência direta aos rumores de que em Final Fantasy VII, a personagem Aeris, poderia ser ressuscitada ou poderia estar viva em algum lugar. Do outro lado da porta a inscrição "All your bases are belong to us" é uma referência à má tradução de Zero Wing.
Há uma inscrição na parede, Jenkins, que é uma referência a Leeroy Jenkins, um jogador de World of Warcraft que teria ignorado a estratégia de sua guilda e ido ao combate que nem louco, fazendo com que todos fossem massacrados.
Os três Games centrais
Existem 3 games que podemos chamar de centrais, o primeiro é o Conserta Tudo Felix, um game que é uma clara referência a dois outros games na minha opinião, o mais óbvio é o Donkey Kong, o jeito que o Ralph pula e a forma como o Felix pula são bem parecidas com o Donkey e o Jumpman. O outro é um arcade chamado Rampage (que possui conversão para o NES), em que existiam prédiso e você assumia um monstro com o objetivo de destruir os prédios e comer as pessoas que estavam neles.
![]() |
Jogo do Filme |
![]() |
Rampage versão Arcade |
O outro jogo é o Missão de Herói, que é claramente uma cópia de Gears of War e Halo com muitos elementos retirados de Metroid Prime. Inclusive a protagonista é feminina.
O terceiro, Pista de Corrida Doce, é o jogo onde a história se desenrola, é um misto de Mario Kart, com aqueles jogos genéricos orientais, cheios de personagens fofinhos. Existe uma clara referência a fase Rainbow Road de Mario Kart e aos tubos explosivos que foram introduzidos na versão Wii. Também é interessante o jogo ter um BUG; a questão de personagens aleatórios para os jogadores escolherem; as fases de treino, que podem ser vistas como um “practice”; os power-ups dentro do jogo também são parecidos com os de Mario Kart.
E para encerrar sobre o Pista de Corrida Doce, não poderia faltar o Konami Code que o Rei Doce usa para acessar o código do jogo.
Algumas informações, imagens e partes do texto retirado de: http://nosgeeks.com.br/guia-gamer-do-detona-ralph-confira-as-referencias-ao-mundo-dos-games/
Chaave mano, legal demais!
ResponderExcluir