sábado, 14 de julho de 2012

Arqueologia 3: Controles genéricos

Aproveitando a febre dos famiclones nacionais entre 1989 e 1993, as empresas que lançaram já haviam lançado jogos compatíveis com Nintendo começaram a se articular para lançar controles compatíveis compatíveis também. Os mais conhecidos na época (e que ainda é possível de achar no Mercado Livre ou em mercados de pulgas) estão a seguir.

TPC-1
Turbo Pad Control 1 - TPC-1: Fabricado pela Dynacom para seu Dynavion 3 e 4, acabou sendo o melhor controle para famiclone lançado no Brasil. Possui funções turbo de todos os botões, incluindo até mesmo uma função Slow. A despeito do planejamento da Dynacom, funcionou também no Top Game/Turbo Game e Phantom System e nos demais modelos de Dynavision.




TPC-2

Turbo Pad Control 2 - TPC-2: Fabricado pela Dynacom para Mega Drive/Sega Genesis, mantendo a configuração do modelo TPC-1. Dizem funcionar no Master System e Atari 2600 também, mas no entanto não testei.





TPC-3
Turbo Pad Control 3 - TPC-3: Fabricado pela Dynacom para os consoles concorrentes de seus Dynavisions: Hi-Top Game, Phantom System, Top Game e Turbo Game. Funcionou também no Top System e nos Dynavision (todos)







TPC-4
Turbo Pad Control 4 - TPC-4: Fabricado pela Dynacom para Atari e Master System. Engraçado é ainda chamar os botões de A e B quando o SMS possui os botões 1 e 2.









TPC-5
Turbo Pad Control 5 - TPC-5: Fabricado pela Dynacom para os Super Nintendo (SNES) e Super Famicom. Este controle tem como inovação trazer os botões L e R para junto dos demais botões do SNES Controller, mas a troca de local dos demais botões faz dele um controle bem ruim.







TPC-6
Turbo Pad Control 6 - TPC-6: Fabricado pela Dynacom após o lançamento do NES no Brasil pela Playtronic. Mantém o formado e as funcionalidades do TPC-1. Funcionou também no Bit System e no Prosystem-8.






PRO-3
PRO-3: Produzido pela Chips do Brasil, a empresa por trás do ProSystem-8, para os consoles Hi-Top Game, Turbo Game e Top Game, Phantom System, baseado no controller do Mega Drive - ainda com um botão C. O modelo PRO-4 era compatível com Dynavision 2 e 3. Não localizei nenhum para realizar o teste.







Super Pad
Super Pad: Este em específico é compatível com o Top System da Milmar. O controle tem o modelo do controle do Prosystem-8, possivelmente foi produzido pela Chips do Brasil. Também não localizei nenhum para teste.



12 comentários:

  1. Excelente post! Agora uma dúvida: o TPC-1 ele possui o layout A/B/AB. Isso quer dizer que em relação ao NES original o layout é invertido? Imagino que deve ser um pouco estranho jogar Super Mario Bros nele já que a maioria tá acostumada com o primeiro botão pra correr e o segundo pra pular.

    E aproveitando, qual clone você acha melhor: Phantom System ou Dynavision 4?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Adinan! A grande maioria dos controles de famiclones eram A e B e não B e A, como era no Nintendo original. Mas isso não era problema para quem cresceu jogando isso. (Só é problema para quem jogou com um controle original ou os modernos da Dynacom e voltou para os antigos). O pessoal do Retroplayers fez um post maravilhoso sobre como resolver este tipo de problema: http://www.retroplayers.com.br/2012/tuto-retro-01-trocando-a-sequencia-dos-botoes-do-seu-phantom-system/

    Sobre qual console é melhor, na minha humilde opinião, o Dynavision 4. É menor do que o Phantom e aceita cartuchos do tipo 60 pinos e 72 pinos, além de contar com entrada para cabo RCA e RF. Também pode ligar fones de ouvido no videogame e deixar a TV no mudo. (Muito útil quando não se quer acordar pessoas ou tem alguém estudando para provas). O único inconveniente é que o formato dele acumula mais pó do que o Phantom. Meu equipamento atual é um Dynavision 4, com controle Radical Pad Dynacom (com B e A) e uma Turbo Flash Gun cinza. Essa foi a combinação que melhor me adaptei, mas em geral, vai de cada um!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber em que situação o LED do controle acende???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora para responder, o Blogger não está mais me comunicando sobre as postagens. O LED no centro do controle ascende quando se aciona o interruptor "Slow" que tem atrás do controle. (Aquele troço que aciona o Start em modo turbo automático, pausando e despausando o game rapidamente).

      ResponderExcluir

      Excluir
  4. Cê tem certeza de que o TPC-3 funciona no Dynavision 3? Tenho dois lacrados na caixa sem uso, e pretendo comprar esse console pra eles.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Comprei dois tpc-4 e o cara que me vendeu disse que era de Mega Drive, postou tb no anuncie do olx que era de Mega, bom levei para casa e pesquisei que o Tpc-4 é para Master e Atari mas testando no Mega Drive funcionou 100℅.

    ResponderExcluir
  7. O controle Super Pad era compatível com o Phantom System também! Tenho certeza disso, meu amigo tinha.

    ResponderExcluir
  8. O controle tpc-1 ñ fincionou no meu turbo game
    Pq?

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, esse post aqui está errado em alguns pontos. O controle TPC-1, apesar de ter o encaixe de 9 pinos idêntico a consoles como o Phantom System e Turbo Game, por exemplo, só funciona em consoles Dynavision, porque o esquema de pinos/fios dentro do controle é muito diferente da dos outros consoles. Ou seja, mesmo que o controle encaixe normalmente no videogame, ele não irá funcionar.


    Já com os controles TPC-3 acontece o contrário. Eles só funcionam no Phantom System / Turbo Game / Top Game / Hi Top Game (porque possui esquema de pinos/fios compatível com esses 4 consoles) , e não são compatíveis com os consoles Dynavision (que possuem esquema de pinos/fios diferente).

    E para finalizar, como os Phantom/Turbo Game/Top Game, etc, possuem esquema de pinagem diferente dos consoles Dynavision, não existe um controle que seja compatível com todos os modelos de videogames. Ou eles são compatíveis apenas com consoles Dynavision, ou são compatíveis apenas com os outros consoles, mas nunca serão compatível com todos os consoles acima.

    ResponderExcluir