sábado, 14 de julho de 2012

Arqueologia 3: Controles genéricos

Aproveitando a febre dos famiclones nacionais entre 1989 e 1993, as empresas que lançaram já haviam lançado jogos compatíveis com Nintendo começaram a se articular para lançar controles compatíveis compatíveis também. Os mais conhecidos na época (e que ainda é possível de achar no Mercado Livre ou em mercados de pulgas) estão a seguir.

TPC-1
Turbo Pad Control 1 - TPC-1: Fabricado pela Dynacom para seu Dynavion 3 e 4, acabou sendo o melhor controle para famiclone lançado no Brasil. Possui funções turbo de todos os botões, incluindo até mesmo uma função Slow. A despeito do planejamento da Dynacom, funcionou também no Top Game/Turbo Game e Phantom System e nos demais modelos de Dynavision.




TPC-2

Turbo Pad Control 2 - TPC-2: Fabricado pela Dynacom para Mega Drive/Sega Genesis, mantendo a configuração do modelo TPC-1. Dizem funcionar no Master System e Atari 2600 também, mas no entanto não testei.





TPC-3
Turbo Pad Control 3 - TPC-3: Fabricado pela Dynacom para os consoles concorrentes de seus Dynavisions: Hi-Top Game, Phantom System, Top Game e Turbo Game. Funcionou também no Top System e nos Dynavision (todos)







TPC-4
Turbo Pad Control 4 - TPC-4: Fabricado pela Dynacom para Atari e Master System. Engraçado é ainda chamar os botões de A e B quando o SMS possui os botões 1 e 2.









TPC-5
Turbo Pad Control 5 - TPC-5: Fabricado pela Dynacom para os Super Nintendo (SNES) e Super Famicom. Este controle tem como inovação trazer os botões L e R para junto dos demais botões do SNES Controller, mas a troca de local dos demais botões faz dele um controle bem ruim.







TPC-6
Turbo Pad Control 6 - TPC-6: Fabricado pela Dynacom após o lançamento do NES no Brasil pela Playtronic. Mantém o formado e as funcionalidades do TPC-1. Funcionou também no Bit System e no Prosystem-8.






PRO-3
PRO-3: Produzido pela Chips do Brasil, a empresa por trás do ProSystem-8, para os consoles Hi-Top Game, Turbo Game e Top Game, Phantom System, baseado no controller do Mega Drive - ainda com um botão C. O modelo PRO-4 era compatível com Dynavision 2 e 3. Não localizei nenhum para realizar o teste.







Super Pad
Super Pad: Este em específico é compatível com o Top System da Milmar. O controle tem o modelo do controle do Prosystem-8, possivelmente foi produzido pela Chips do Brasil. Também não localizei nenhum para teste.



5 comentários:

  1. Excelente post! Agora uma dúvida: o TPC-1 ele possui o layout A/B/AB. Isso quer dizer que em relação ao NES original o layout é invertido? Imagino que deve ser um pouco estranho jogar Super Mario Bros nele já que a maioria tá acostumada com o primeiro botão pra correr e o segundo pra pular.

    E aproveitando, qual clone você acha melhor: Phantom System ou Dynavision 4?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Adinan! A grande maioria dos controles de famiclones eram A e B e não B e A, como era no Nintendo original. Mas isso não era problema para quem cresceu jogando isso. (Só é problema para quem jogou com um controle original ou os modernos da Dynacom e voltou para os antigos). O pessoal do Retroplayers fez um post maravilhoso sobre como resolver este tipo de problema: http://www.retroplayers.com.br/2012/tuto-retro-01-trocando-a-sequencia-dos-botoes-do-seu-phantom-system/

    Sobre qual console é melhor, na minha humilde opinião, o Dynavision 4. É menor do que o Phantom e aceita cartuchos do tipo 60 pinos e 72 pinos, além de contar com entrada para cabo RCA e RF. Também pode ligar fones de ouvido no videogame e deixar a TV no mudo. (Muito útil quando não se quer acordar pessoas ou tem alguém estudando para provas). O único inconveniente é que o formato dele acumula mais pó do que o Phantom. Meu equipamento atual é um Dynavision 4, com controle Radical Pad Dynacom (com B e A) e uma Turbo Flash Gun cinza. Essa foi a combinação que melhor me adaptei, mas em geral, vai de cada um!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber em que situação o LED do controle acende???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora para responder, o Blogger não está mais me comunicando sobre as postagens. O LED no centro do controle ascende quando se aciona o interruptor "Slow" que tem atrás do controle. (Aquele troço que aciona o Start em modo turbo automático, pausando e despausando o game rapidamente).

      ResponderExcluir

      Excluir
  4. Cê tem certeza de que o TPC-3 funciona no Dynavision 3? Tenho dois lacrados na caixa sem uso, e pretendo comprar esse console pra eles.

    ResponderExcluir