quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Magic Computer PC95 Dynacom: Videogames e Computadores parte 3

Em 1995 os consoles de 8 bits já estavam defasados. O lançamento em terras brasileiras do Mega Drive (licenciado pela Tectoy) e do Super Nintendo (licenciado pela Playtronic e posteriormente pela Gradiente), embora com preços ainda salgados em comparação aos famiclones nacionais, faziam com que caísse cada vez mais o interesse pelos consoles de 8 bits. Enquanto praticamente todas as empresas que lançaram famiclones saíam do mercado, a Dynacom se manteve no mercado com o lançamento do Dynavision 4. Como uma tentativa de se manter no mercado, a Dynacom lançou um famiclone PC: O Magic Computer PC95
.



Interface Windows?
O Magic Computer PC95 tinha a proposta de trazer a informática ao alcance de todos e de possuir uma interface similar ao Windows (possivelmente o 3.11, que era a versão Windows mais popular na época), sendo inclusive compatível com impressoras matriciais da época. Possuía 16 "programas" instalados. Destes "programas", alguns são jogos e outros são funcionalidades para um computador. Quanto aos jogos, nenhum foi desenvolvido para o Magic Computer PC95: os jogos foram lançados na coletânea Caltron 6 in 1. A lista dos programas, da esquerda para a direita, no sentido horário:

Teste de matemática.
Exercício de digitação.
Jogo de datilografia.
Quadro de recados.
Exercício de datilografia.
Porter (Jogo).
G-BASIC.
F-BASIC.
Magic Carpet (Jogo).
Calendário (Com datas entre 1/1/1995 e 31/12/2004).
Editor de texto.
Calculadora.
Sala de som.
Ballon Monster (Jogo).
Quadro de cálculo.
Compositor musical.

Quanto aos jogos, nenhum deles merece grande menção, exceto talvez por Magic Carpet, um shooter bastante repetitivo. Para um review completo sobre o jogo, recomendo a análise realizada por Sr. Wilson do Portal Contra-Ataca. Ballon Monster é um jogo em que se deve acertar as bolas de sabão até que não sobre nenhuma e Porter é um jogo em que se deve mover as caixas para cima das estrelas marcadas no chão.
Os três jogos da memória
Havia a disponibilização de ferramentas de programação. O G-BASIC era o mesmo fornecido como V3 do Famicom Basic, enquanto o F-BASIC era uma versão bastante comum do BASIC. Para auxiliar quanto à programação, o Magic Computer PC95 incluía dois manuais: um manual de operação e um manual de programação em BASIC.

Como um videogame, O Magic Computer PC95 era um famiclone como qualquer outro: entrada de 60 pinos (porém o adaptador para jogos americanos de 72 acompanhava o aparelho), acompanhava um controle TPC-1 (porém branco, diferente do vendido nas lojas que era preto), saída RF e AV. Diferente dos Dynavisions até então, o Magic Computer PC95 utilizava uma fonte elétrica e não somente um cabo, não possuindo então uma fonte interna.

Compatibilidade de 60 pinos. Os dois manuais e o controle TPC-1 branco.

Unboxing. Detalhe para a fonte.
Em termos dos programas, havia um editor de texto sem muitos recursos, uma calculadora, um quadro em que era possível fazer cálculos em sequência (mas nada se comparado ao Excell 95, por exemplo). Chamam a atenção o Compositor Musical e o Sala de Som, "programas" para se criar e ouvir músicas em 8 bits. Embora o Sala de Som possua apenas músicas pré-programadas, no Compositor Musical era possível gravar as músicas criadas e ouvi-las a qualquer momento.

Teste de Matemática, Compositor Musical e Sala de Som: alguns programas do Magic Computer PC95
Gravar as músicas, bem como cálculos, textos e recados criados com o Magic Computer 95 era possível a partir de um cartucho que possuía 256k de memória (hoje algo risível!). Este cartucho que acompanhava o console/computador possuía uma bateria interna, similar à já usada em The Legend of Zelda, Final Fantasy, Dragon Warrior e demais jogos que salvam o progresso, que permitia armazenar as informações produzidas pelo Magic Computer PC95. Havia ainda a recomendação de que a bateira fosse trocada a cada 2 anos.



Normalmente este console não acompanha cartuchos além do Cartucho de Memória e do Adaptador para Nintendo Americano. A versão aqui apresentada acompanha o Cartucho de 40 Games, aquele mesmo que se encontra com bastante facilidade no Mercado Livre - e com preço bem salgado. A seguir reproduzo as fotos de um anúncio deste cartucho, caso alguém tenha dúvidas sobre os jogos que acompanhavam ou queira investir em um cartucho destes.


Existia também uma versão limitada que acompanhava uma Turbo Flash Gun.

Agora uma pergunta: se o nome do console é Magic Computer PC95, por que o nome ASDER PC 95 na tela inicial? De acordo com a Dynacom, o nome ASDER é uma sigla e significa Aplicativos Simplificados Dirigidos à Educação e ao Raciocínio. Na verdade, este dispositivo foi criado pela NTDEC a mesma empresa que lançou o Caltron 6 in 1 e lançado no mercado asiático em 1995, com o nome ASDER PC 95 já que Asder é o nome da empresa fora dos EUA. Existem verões em inglês, russo e árabe circulando como roms pela internet. Se a Dynacom lançou com autorização ou não, isso jamais saberemos...

Em 2008, pouco antes da falência, a Dynacom apostaria mais uma vez em lançar um Famiclone PC... (Continua na parte 4)

Atualizado em 28/01/2015: A pedidos, a rom do Magic PC-95 (ASDER-PC 95) está disponibilizada aqui.

42 comentários:

  1. Acabei de comprar um, só pra relembrar a infância... Meu pai trouxe um pra mim em 98. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela aquisição! Eu sou muito fã de famiclones, principalmente os nacionais. O meu Magic Computer 95 não funcionou, então para as screenshots aqui usei uma rom e um emulador. Vais perceber que tem pequenas diferenças entre a versão da Dynacom e a versão da ASDER... O próximo post sobre Videogames e Computadores vai ser sobre o PC Game Dynacom.

      Excluir
    2. Ah propósito: eu gosto muito do trabalho de vocês no Nerd, Uai!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Nossa, não acredito que me conhece! kkkk. Obrigado. Adiquiri por minimos 85 reais, foi um ótimo achado, com frete ficou 110. Pena que o que eu adiquiri agora vem sem caixa e manual (o que seria legal ter), o cartucho de memória (não tão importante, mas seria daora) e o adaptador para o NES americano, o que é impossível de se encontrar para vender separado, até hoje não achei. Vou postar aqui pra vc imagens do console que comprei.

      http://mlb-s2-p.mlstatic.com/magic-computer-pc-95-101-super-jogos-de-nintendinho-7714-MLB5265573835_102013-F.jpg
      http://mlb-s1-p.mlstatic.com/magic-computer-pc-95-101-super-jogos-de-nintendinho-7702-MLB5265575796_102013-F.jpg

      Excluir
    5. Funcionando em uma clássica TV de tubo! (Coisa que eu também já não tenho mais...) Achei o preço bem justo, levando em consideração que tá muito conservado e que o TPC-1 está branco! Isso sem precisar de Retrobright! Parabéns pela aquisição, mais uma vez!

      Excluir
    6. Professor Rodrigo, onde você conseguiu o emulador e a rom, por favor? Você trouxe a minha infância de volta com esse post. <3

      Excluir
    7. Boa noite, Gabrielle. Podes encontrar o emulador em http://www.fceux.com/web/home.html. Já a rom, tenho uma versão aqui, infelizmente está em árabe (apenas o nome dos programas), porém é totalmente funcional. Estou enviando para seu e-mail.

      Abraço ^^

      Excluir
    8. Envia para mim tambem por favor grato

      Excluir
    9. Criando o download da rom na página.

      Excluir
  2. Peguei um Magic Computer também na semana passada, mas o meu não está dando imagem. Além da fonte, estou ligando os cabos só no Áudio e Vídeo. Vocês sabem se é preciso também colocar um cabo do RF até a antena da TV? Obrigado e parabéns pelas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora em responder. O Blogger não está mais me avisando dos comentários. Se ao conectar a fonte os leds acenderam, significa que está passando corrente, o que é um bom sinal. Esses modelos antigos funcionavam com RCA (aqueles cabos que está usando de áudio e vídeo) ou RF. Se o RCA não está passando imagem, pode ser problema dos contatos, tente trocar os cabos ou até a ordem em que os cabos foram utilizados. Se não funcionar, a solução é usar RF, que liga direto na antena. Como eu disse ao JM, o meu não funciona, não passa corrente - e estou sem paciência de fazer um gambiware. Logo vou fazer o review do PC Game Dynacom. Qualquer coisa, entre em contato. Abraço

      Excluir
  3. Boa tarde, ja estou a procura essa rom faz tempo, achei em um site chines ou japonês não sei bem ao certo, o unico emulador que abre ele é o NEStopia porem não consigo mexer em nada, o jogo fica la parado tocando a musiquinha inconfudivel desse ASDER PC-95, porem não sai disso, gostei muito dessa retrospectiva, eu e meu pai virava a noite jogando.
    Bons tempos...
    Gostaria de achar uma rom funcional, poderia postar o link, desde de já agradeço, Obrigado.
    (se você quiser te envio a minha pra ver se você consegue fazer ela funcionar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse negócio continua sem me avisar das mensagens. Eu tenho uma rom em russo e uma rom em árabe que funcionam bem, totalmente funcionais. Ainda diria que a árabe é melhor que a russa. Uso o FCeux como emulador. Como tem muita gente solicitando, vou criar um local para download no Mega.

      Excluir
    2. Poxa vida tu tem a Rom em Russo??? Poderia disponibilizar???

      Excluir
  4. Boa tarde, gostaria de saber qual é a pinagem e a voltagem e amperagem fornecidas pela fonte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou usando a fonte do Wiivision na foto. Não sei te informar sobre pinagem, mas a saída da fonte é 9Vdc/350mA.

      Excluir
    2. qq fonte de 9 ou 12V com pelo menos 500mA, sendo o pino negativo no centro.

      Excluir
    3. Saida 9V 500mA polo negativo no centro

      Excluir
  5. Como fazer as teclas funcionarem no emulador? Tenho a ROM mas não consigo usar. Lembro no aparelho que a gente usava as teclas numéricas e as direcionais do teclado para selecionar o programa/jogo. Como fazer isso no emulador? O joystock era só para os cartuchos.

    ResponderExcluir
  6. Pode também enviar para mim amigo? Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Eu já baixei o Emulador e a ROM, o jogo abre normalmente, mas não consigo jogar (mover a seta), já configurei, mas não consegui nada, alguém pode me ajudar? Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Olá, gamers!
    Alguém poderia disponibilizar os manuais digitalizados?

    Agradecido!

    ResponderExcluir
  9. Olá, gamers!
    Alguém poderia disponibilizar os manuais digitalizados?

    Agradecido!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Alguém sabe dizer se ele salva arquivos do g-basic no cartucho de memória?!

    ResponderExcluir
  12. Jogo ele no emulador do celular, como faço pra setinha se mexer?

    ResponderExcluir
  13. Jogo ele no emulador do celular, como faço pra setinha se mexer?

    ResponderExcluir
  14. alguem tem o manual do basic dele em pdf???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.famicomworld.com/forum/index.php?topic=10276.0

      Excluir
  15. Entre o magic computer pc 95 e o versão em formato de CPU, qual é melhor?Algum opnião

    ResponderExcluir
  16. tem como vc disponibilizar os manuais em JPG ou pdf pra nós?

    ResponderExcluir
  17. Olá pessoal!

    Também tinha interesse no manual de programação BASIC (emprestei o meu para um amigo quando era criança, que nunca devolveu) e achei um disponível no ML há um tempo atrás.

    Digitalizei e transformei em PDF para compartilhar (o segundo link é o manual do Magic Computer):

    https://www.pdf-archive.com/2017/12/01/manualprogramacaobasic-folhetosugestoesprogramas/

    https://www.pdf-archive.com/2017/12/01/manualoperacoes-folhetomododemonstracao/

    Abs!

    ResponderExcluir
  18. Também testei a ROM disponibilizada pelo Rodrigo (com o emulador FCEUX 2.2.3) e funcionou, porém após mapear os controles do NES para o teclado, o emulador só reconheceu os comandos depois de abrir uma ROM de outro jogo.

    ResponderExcluir
  19. baixo o fceux 2.2.3 e mesmo assim nao funciona as teclas nem joystick. se eu abrir outro jogo eu consigo jogar, menos neste asder =( o que pode ser?

    ResponderExcluir
  20. Eu tinha um desses. Eu amava demais.

    ResponderExcluir
  21. Tive um desses em 1996 e tive a felicidade de comprá-lo novamente em 2018!

    Tenho uma dúvida... Sendo ele um NOAC (NES on a Chip), quer dizer que ele não é compatível com o Everdrive N8 e nem o Everdrive N8 Pro? É uma realmente uma pena se não for... Recentemente venho planejando em adquirir um da loja oficial do krikzz, porém tenho medo de comprar e não funcionar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Para quem tiver interesse eu fiz um site com o manual do G-Basic

    https://sites.google.com/view/gbasic

    ResponderExcluir
  23. Ou coloca via saida "Video" com cabo RCA ou coloca na antena da TV "RF" um plugue RCA e a outra ponta compativel com sua TV

    ResponderExcluir